Nosso Mundo de Hoje…

images.jpgBlogNesta semana o PAPA Francisco disse uma frase para exprimir seu sentimento sobre o mundo no qual estamos vivendo atualmente. Ele disse: “Estamos vivendo uma terceira guerra mundial fragmentada”. E pensei em quão bem analisada foi a nossa atual situação mundial. Povos que realmente NÃO QUEREM A PAZ. O prazer em criarem guerras é que os fazem buscar desculpas e justificativas para atacarem uns aos outros. É impressionante o que o DESEJO de Poder faz com as pessoas e elas vão perdendo totalmente a lucidez do que significa “VIDA”. Este desejo da guerra vai fazendo seus “soldados” em qualquer segmento do cotidiano. Outro dia, vi no metrô um jovem pedindo, “dá licença”, mas ao mesmo tempo que pediu, empurrou a pessoa da sua frente. O pedido não teve importância nenhuma, falou apenas por falar e ainda achou ruim quando a pessoa empurrada falou – “Não dá para esperar eu te dar a licença sem me empurrar?”. Assim estamos nós, brigando por nossa sobrevivência num mundo onde as pequenas guerras do dia a dia estão formando pessoas para fingirem e acreditarem que se importam com os outros. Pessoas que querem brigar para defenderem seus pontos de vista a qualquer preço, mesmo que para isto eu tenha que “Matar” o outro, sejam com palavras ou atitudes, mas o importante é estarem “conectados” com os fatos.         Graças a Deus ainda temos muitas coisas boas sendo feitas entre as pessoas, mas a maldade está tomando conta de muitos corações e com ela vêm todos os seus derivados, como a maledicência, a impiedade, o ódio, e também a falta de discernimento para que cada um possa fazer uma autoavaliação, reconhecer seus erros e antes de querer corrigir o mundo, “corrigir a si mesmo”.                                                           Citando o filósofo Sócrates:- “Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados”. – ” Existe apenas um bem, O SABER, e apenas um mal,            A IGNORÂNCIA”. – “Quanto a mim, tudo que sei é que nada sei”.

A Política e os seus Políticos…

Blog-PolíticaJá já chegarão as eleições novamente, e como sempre, é tudo a mesma coisa  desde que me conheço por gente. Outro dia eu estava pensando, como queremos que “a política” seja diferente se desde que o mundo é mundo, sempre foi assim? “Os políticos” querem o bem deles e também tirar vantagem de um cargo. Política para mim, NÃO DEVERIA SER PROFISSÃO. Ser político deveria ser um cidadão que quer o bem do seu bairro, da sua cidade, do seu estado e do seu País, mas como um dever de cidadão e não como uma profissão remunerada, porque é daí que “os interesses” aparecem visando o bem deles próprios ( $$$ ) e não o do povo. Eles cuidam de muito dinheiro que não lhes pertence, mas que os tentam demais a quererem ter o que não têm e também aumentarem suas contas bancárias. Fico assistindo o horário eleitoral, (não sempre, porque ninguém é de ferro), vejo os cartazes nas ruas, e me pergunto: quem acredita que estas pessoas realmente querem alguma coisa para o povo? Fotos de homens e mulheres com seus cachorrinhos, sorrisos falsos, e muito muito mais. Também me pergunto: se ser político é uma profissão, porque não exigir maior PREPARO dos candidatos para poder exercê-la? Porque Política e Religião querem andar juntas? Para “boas obras” é que não é, e temos muitas provas disto, mas perto das eleições, todos são religiosos. Para muitos pastores, além das ofertas dos fiéis, querem também assegurar outras fontes para suas “igrejas”. Para os políticos, terem estes fiéis nas urnas vale mais do que qualquer ética de crença ou valores. Se é uma profissão, para ser político todos deveriam pelo menos saberem  ler, conhecerem as cidades e seus problemas, os estados e suas capitais, e as leis do nosso País, e isso seria só um mínimo, mas nem de longe é isto que vemos por aí.                                     Vejo o governo atual, com tanta corrupção, tantas provas das desonestidades e roubos aos cofres públicos, amantes envolvidas, doleiros e suas secretárias, julgamentos forjados, e tudo isto rodeado de “tanta inocência” dos que estão envolvidos. Para mim, só podem ser protegidos da imprensa e também pelo esquecimento e ignorância do nosso povo, que mostra esta ignorância política na hora das pesquisas eleitorais, onde comprovamos que a maioria do nosso povo REALMENTE não se importa e até gosta de ser  roubada. Quando vemos alguns candidatos de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e por todo Brasil, percebemos que a realidade não me deixa mentir. Vamos aguardar o que o povo vai decidir pra si, mas lembrem-se, depois, NÃO ADIANTA RECLAMAR…e vamos as urnas!!!

O que fazer….

BlogÉ…a Copa acabou!!! Soubemos das falcatruas das empresas ligadas a Fifa. Até parece que isto é novidade. Não é só a Fifa não, na CBF também. Quantas vezes já ouvimos estas histórias, mas “o mundo” finge que nada de errado acontece, nada é feito e continuamos na mesma.              Que vergonha !!!!!  Mas não é só no futebol que precisamos melhorar desde as equipes de base. Temos que melhorar nas equipes de base na educação, na saúde, na dos governantes e por aí vai…a lista é bastante grande.   A solução sempre é ” trocar seis por meia dúzia” e assim vamos empurrando com a barriga, reclamando de tudo e não fazendo nada de produtivo para ajudarmos na mudança. Agora poderemos tentar mudar com as eleições, mas quando vemos os políticos que querem “cuidar do nosso País”, da vontade de chorar. Qual a solução então, votar em branco? O Brasil inteiro poderia fazer isto, e quem sabe outras lideranças apareceriam com intenções verdadeiras de realmente quererem mudar o País.               O mundo todo precisa de ajuda. Viver em conflitos e guerras é prazer para muita gente, e quando tudo está meio calmo não demora muito para criarem motivos para suas vinganças. Como sempre os que sofrem de verdade são os que menos podem fazer para a paz. Será que realmente desejamos PAZ??? Eu sinceramente acho que não, porque para conquistarmos a paz de uma nação precisamos praticá-la nas pequenas atitudes do dia a dia, e atualmente não é bem isto que vemos por aí. Vamos tentando fazer a nossa parte e quem sabe um dia praticaremos de coração e alma o que já nos foi ensinado faz tempo… perguntaram à Jesus…-”Mestre, quantas vezes devo perdoar meu irmão? E ele respondeu…-”Deves perdoar não sete vezes, mas setenta vezes sete”.     Quem sabe um dia conseguiremos praticar este Amor, ainda tão longe do nosso pequeno entendimento. Vamos tentando, a esperança é a última que morre…

Depois da festa…

fotos blogÉ bom o clima de festa da Copa do Mundo de Futebol. O mundo todo vivendo esta alegria juntos, numa confraternização realmente maravilhosa. Os estúpidos que gostam de brigar e arrumar confusão  sempre terá em qualquer lugar, mas vermos os povos lado a lado torcendo para seus Países, neste esporte que é impressionante pela paixão que causa nas pessoas, são momentos inesquecíveis. Pena que o comando tão poderoso da FIFA, que acaba até mandando nas leis dos Países, determinando muitas coisas que não são boas, é inacreditável, principalmente pelo poder que exerce nas pessoas. Nada é perfeito e quem pode lutar por mudanças neste poder absurdo, não o faz, e assim as águas vão rolando com MUITO dinheiro e corrupção envolvidos.  Espero que nós brasileiros, não nos esqueçamos que depois da festa teremos a conta, que vai ser alta para nosso povo. Não nos esqueçamos destes estádios que foram construídos sem necessidade alguma, só para lucro e exibicionismo do ex-presidente e sua trupe, tão protegidos pelo “sistema”, mas que nos deixaram estes estádios que serão verdadeiros “elefantes brancos” para mantermos ou apenas deixarmos serem corroídos pelo abandono, como tantas outras obras deste País.       Que continuemos a protestar com inteligência e propriedade dos “porquês e para que lutamos” e que possamos assim, através dos nossos votos, irmos tentando mudar politicamente este Brasil. Fácil não é, porque temos “várias serpentes do mesmo ninho” mas não podemos desistir nem desanimar. O impostômetro já bateu recorde este mês, e assim nós vamos vivendo, pagando pra trabalhar e não recebendo trocas por esta fortuna paga. Acho que para certos brasileiros, serem chamados de povo animado e festeiro, já os realiza, mas para mim não. Eu preferiria ter mais justiça, segurança, saúde, educação, cultura, transporte, etc, etc, não necessariamente nesta  ordem.                        Agora vamos esperar o apito final e ver quem será o campeão nesta luta pelos gols, que nos distraí um pouco e por pouco tempo dos problemas sérios do mundo real.

“Viúvas de Maridos Vivos”

Foto ViúvasNo dia 02/05 entrei em cartaz aqui em São Paulo com este monólogo escrito pelo Semi Faiad, onde faço 3 mulheres  diferentes em classe social, cultural, social e nos seus desejos, mas que têm em comum serem parecidas na vontade de conseguirem o que querem, sem se importarem nas consequências que seus atos causarão aos outros. Em outras palavras, sem se importarem com “ética”. Uma ama demais, uma ama de menos, e outra nunca amou!!! Gosto muito deste texto, destas mulheres. Vivê-las nesta temporada e neste momento da minha vida, está sendo muito bom. Estou com parceiros/amigos ao meu lado, e isto também faz tudo ficar mais tranquilo e leve para me inspirar e poder dar o melhor de mim.                                    Estou recebendo muito carinho de quem vai assistir, e saber que estamos no palco para fazermos as pessoas refletirem, é pra mim o melhor presente.                                         Obrigada à todos vocês que estão comigo e que de alguma forma tornaram tudo isto possível. Vou tentar viajar com esta peça, então espero que muitas pessoas ainda possam assistir. Por enquanto estou aqui, e como dizia um sábio amigo meu…                  “Vamos Aguardar”!

 

TRÂNSITO !!!

transitoRealmente é um problema do mundo todo. Todos reclamamos, mas queremos nosso carro na garagem. Poucos são aqueles que deixam de sair com seu carrinho para ajudar a diminuir esta LOUCURA que é ficar parado horas sentado olhando “para o nada”. A mente as vezes consegue viajar, outros ficam no celular, o que eu acho uma estupidez, porque do mesmo jeito que beber e dirigir não combina, dirigir e ficar olhando para a tela do celular também não dá. Mas assim somos nós, os brasileiros!!! Os outros que se danem, eu quero o que eu quero na hora que eu quero, e as leis que se danem.                 Tenho saído às 06:00 hrs da manhã, e muito de vez enquando eu vou de carro, por ser cedo e mais tranquilo o trânsito da nossa São Paulo. Não posso acreditar na “pressa” das pessoas dirigindo seus carros a esta hora da manhã. Eu dirijo no limite de velocidade, até porque no meu trajeto está cheio de câmeras medindo a velocidade máxima. Com tudo isto, têm pessoas que ficam piscando a luz e colando atrás no seu carro, porque querem que saiâmos do seus caminhos, para irem rápido porque devem estar “muito atrasados” a esta hora da manhã. Será? Eu tive um grande amigo muito sábio que sempre dizia:  “nós podemos conhecer exatamente como é uma pessoa observando-a no trânsito. Dirigindo seus carros, ninguém engana ninguém” . Vejo que ele mais uma vez, tinha razão. Desejo à todos muita calma e tranquilidade ao dirigir, porque como diz aquele ditado: – “mais vale perder um minuto na vida, do que a vida em um minuto”. Não entremos nas “neuras” dos apressadinhos, e dirijamos dentro das leis de cada lugar aonde estivermos. Quando der, deixemos os carros em casa. Eu faço isto, e garanto que aproveitar seu tempo no trânsito lendo um livro dentro do ônibus, do metrô ou de um taxi, o tempo passa bem mais rápido. Sei que também tem “os apertos” deste nosso transporte público nojento, mas vamos aprendendo como driblar as conduções cheias; às vezes dá, às vezes não. Temos que cuidar uns dos outros, porque nós já percebemos que nossos políticos, que podem fazer alguma coisa pelo povo, não estão nem aí para nós. Ao invés de fazerem transporte digno para a população, eles incentivam as pessoas a comprarem mais carros, abaixando as taxas de juros. É difícil, mas vamos tentar agir antes que seja MUITO TARDE, porque tarde para começarmos a fazer a nossa parte, JÁ É. Vamos ter consciência e cada um fazer a sua parte. Eu saio pouquíssimo de carro.

AH, O TEATRO….

TeatroComo disse Peter Brook, só em pensarmos em criar um espetáculo, começam muitas idéias a surgirem na nossa mente e assim já entramos no processo da criação. Muitas vezes, por tantas informações e imagens desordenadas jorrarem ao mesmo tempo, achamos que não estamos “realizando”, e vamos ficando aflitos e anciosos. Não importa quantas vezes tenhamos passado por este processo, cada vez sempre será uma “primeira vez”, por um lado, “ainda bem”, porque estamos sempre “vivos” e renovando à cada trabalho. Temos que passar por esta etapa, que é meio “louca”, porque a mente NÃO para nunca… Imagens vão jorrando na nossa cabeça, e queremos segurar todas na memória, mesmo sabendo que nem todas serão materializadas no processo da criação.  Estou agora neste momento de criação, construção, imaginação, envolvida em um monólogo com 03 mulheres, “Viúvas de Maridos Vivos”. Elas estão bem perto de mim, cada uma querendo um espaço e uma voz, e estou tentando “ouví-las” e “sentí-las” para que elas possam se comunicar com o público de uma maneira simples, porém com muita força e assim deixarmos o “nosso recado” para quem for nos assistir. Esta é para mim a beleza de ser atriz, poder viver diferentes vidas e personalidades, mas principalmente “tocar” o público de alguma forma, para que este tempo que ele nos dedicou, seja retribuído em forma de  boas reflexões. É muito gratificante quando sentimos esta troca entre as pessoas na platéia e nós no palco, e principalmente quando recebemos o calor deles através dos aplausos. Viva os Deuses do Teatro, e muito obrigada por mais esta temporada, estava com saudades.

Brasil e o Carnaval!!!

images.jpeg CarnavalPra quem gosta muito, é um prato cheio, agora para quem quer sossego, haja saco para aguentar tanta mesmice nas programações na TV, nas notícias, nas músicas, nas mulheres peladas com TODAS as suas FUTILIDADE S CARNAVALESCAS.                                A  Adidas foi criticada ao criar camisetas focando o “sexo” nas suas estampas, para a Copa do Mundo aqui no Brasil. O governo não gostou e alguns de nós, brasileiros, também não.  Mas quanta hipocrisia, afinal não é isso que fazemos o tempo todo em muitas das nossas propagandas em geral, durante o Carnaval e na divulgação de que somos um povo livre, alegre e “solto”? Têm mulheres que adoram “se mostrar”, então, assumamos as consequências, pois a fama da imagem que criamos para nós vai crescendo e se espalhando como fofoca, depois, não dá pra segurar os comentários que queiram fazer sobre nós, tanto sexualmente, quanto na segurança, etc. Cartilhas são criadas e os povos de outros países “alertados” por seus próprios governos, para virem para cá mais prevenidos. Não adianta dizer que todas as cidades grandes têm seus perigos, isso não é desculpa para nossas grandes falhas, porque muitas também têm segurança para receber seus turistas, e não só a divulgação feita de “samba, suor, cerveja, futebol e mulher pelada”. Gostemos ou não esta é a imagem que gostamos e que passamos para fora, e como diz o ditado, “crie fama e deite na cama”. Eu gosto de carnaval e já desfilei numa escola de samba e foi incrível, mas a putaria que envolve tudo é que eu acho realmente um saco. Então vamos ao nosso “oba-oba” deste ano, que no geral, só muda um pouco nos “atores e nos figurinos, mas os palcos e os enredos pelo Brasil todo são quase sempre os mesmos”. Bom carnaval!!!

Mãe

images.jpeg Amor EternoNossa, como é especial este amor que damos e recebemos desta mulher “Mãe”.Uma vez eu ouvi que o amor de mãe é o mais próximo que podemos ter como referência neste nosso mundo ainda tão pequeno, do que seja o “Amor Divino”. Acredito!!! Quando pensamos em tudo que recebemos e trocamos durante toda nossa convivência com ELA, podemos realmente sentir que é um amor MUITO ESPECIAL. Sei que infelizmente não são todos os que têm a benção de ter uma relação de amor divino com suas mães e deve ser muito triste não poder vivenciar esta relação tão nobre, tão única e tão especial que é a de termos uma mãe maravilhosa na nossa vida. Eu agradeço à Deus, porque minha mãe é uma pessoa iluminada e isso dito até por pessoas que não são filhos, mas que só de terem convivido com ela, sentiram sua “luz”.  Sei que ela também tem os seus defeitos, como todos nós, mas suas qualidades são tão maiores que os defeitos, que os tornam realmente insignificantes.                                  Sua sensibilidade, sua educação, sua elegância de comportamento, seu lado lúdico e seu amor pela vida me ensinaram muito, além de todos os outros ensinamentos, como os valores morais, intelectuais e éticos. Eu tive tudo que poderia ter tido desta mulher que  recebi como mãe de presente da vida. Agora é minha hora de me doar à ela, retribuindo todo este amor iluminado que recebi, dando-lhe companheirismo, atenção, segurança, e todas as outras qualidades que envolvem o ato de amar. Dizer muito obrigada é muito pouco pelo tanto que recebi, porisso dou à ela muito amor, e sinto que ainda é muito pouco por tudo que ela fez por mim e por nossa família, mas nada como o aconchêgo de um abraço para que ela sinta que nada foi em vão. Você é linda minha mãe…te amo!!!

O TEMPO….

fotos blogO Tempo….ele corre como o vento e vai levando tudo com ele, tanto as coisas ruins, quanto Também as boas.        Para as coisas ruins, nada como ele, para fazer tudo ser amenizado em nossa alma, mas para as coisas boas, ele as leva, e ficamos apenas com as lembranças, e só com as lembranças.  Desde criança, refletir sobre “o tempo” sempre me fascinou e me intrigou ao mesmo tempo. Ele é TÃO forte, TÃO presente, TÃO intenso, TÃO rápido, TÃO misterioso e TÃO senhor de si, que realmente fica impossível querer entendê-lo. Podemos sim, vivenciá-lo e saber que com ele não tem conversa….ele chega, fica presente e passa….quem soube aproveitá-lo, ótimo, quem não soube, nada feito, pois ele NUNCA volta para trás. Ele só anda para frente e esta certeza é o que nos faz querer lutar, para ver o que poderemos trazer para vivenciarmos juntos, nós e ele. Temos que aprender a sermos amigos dele, porque nunca vamos vencê-lo, caso queiramos ir contra. Ele também é generoso, pois deixa cada um de nós estarmos com ele à nossa maneira e como quisermos, cada um “o usa” como acha que deve, agora lutar contra ele, não dá, será sempre uma luta desigual, ele sempre vencerá. Quando o temos como aliado, aí sim, sabemos o quanto ele nos ajuda a crescer, a amadurecer e a viver a vida com muito mais alegria, saboreando cada momento, mesmo o que pensávamos que não iríamos aguentar. Quando não estamos felizes, achamos que ele passa devagar, e quando estamos bem, achamos que ele voa. Nós sempre analisamos tudo dependendo dos nossos sentimentos em cada momento, quase nunca estamos contentes com o que recebemos. Que venha “O Tempo” então, e com ele toda a força que precisarmos para nosso crescimento como “Seres”, de um universo tão misterioso quanto o próprio “Tempo” e na nossa ignorância limitada ainda não conseguimos perceber TODA SUA grandeza e significado. Nós apenas o vemos passar, muitas vezes sem nem percebermos o que ele está nos trazendo para dar à toda nossa existência uma maior compreensão da nossa alma, da grandiosidade da vida e deste misterioso universo….