AH, O TEATRO….

TeatroComo disse Peter Brook, só em pensarmos em criar um espetáculo, começam muitas idéias a surgirem na nossa mente e assim já entramos no processo da criação. Muitas vezes, por tantas informações e imagens desordenadas jorrarem ao mesmo tempo, achamos que não estamos “realizando”, e vamos ficando aflitos e anciosos. Não importa quantas vezes tenhamos passado por este processo, cada vez sempre será uma “primeira vez”, por um lado, “ainda bem”, porque estamos sempre “vivos” e renovando à cada trabalho. Temos que passar por esta etapa, que é meio “louca”, porque a mente NÃO para nunca… Imagens vão jorrando na nossa cabeça, e queremos segurar todas na memória, mesmo sabendo que nem todas serão materializadas no processo da criação.  Estou agora neste momento de criação, construção, imaginação, envolvida em um monólogo com 03 mulheres, “Viúvas de Maridos Vivos”. Elas estão bem perto de mim, cada uma querendo um espaço e uma voz, e estou tentando “ouví-las” e “sentí-las” para que elas possam se comunicar com o público de uma maneira simples, porém com muita força e assim deixarmos o “nosso recado” para quem for nos assistir. Esta é para mim a beleza de ser atriz, poder viver diferentes vidas e personalidades, mas principalmente “tocar” o público de alguma forma, para que este tempo que ele nos dedicou, seja retribuído em forma de  boas reflexões. É muito gratificante quando sentimos esta troca entre as pessoas na platéia e nós no palco, e principalmente quando recebemos o calor deles através dos aplausos. Viva os Deuses do Teatro, e muito obrigada por mais esta temporada, estava com saudades.

Brasil e o Carnaval!!!

images.jpeg CarnavalPra quem gosta muito, é um prato cheio, agora para quem quer sossego, haja saco para aguentar tanta mesmice nas programações na TV, nas notícias, nas músicas, nas mulheres peladas com TODAS as suas FUTILIDADE S CARNAVALESCAS.                                A  Adidas foi criticada ao criar camisetas focando o “sexo” nas suas estampas, para a Copa do Mundo aqui no Brasil. O governo não gostou e alguns de nós, brasileiros, também não.  Mas quanta hipocrisia, afinal não é isso que fazemos o tempo todo em muitas das nossas propagandas em geral, durante o Carnaval e na divulgação de que somos um povo livre, alegre e “solto”? Têm mulheres que adoram “se mostrar”, então, assumamos as consequências, pois a fama da imagem que criamos para nós vai crescendo e se espalhando como fofoca, depois, não dá pra segurar os comentários que queiram fazer sobre nós, tanto sexualmente, quanto na segurança, etc. Cartilhas são criadas e os povos de outros países “alertados” por seus próprios governos, para virem para cá mais prevenidos. Não adianta dizer que todas as cidades grandes têm seus perigos, isso não é desculpa para nossas grandes falhas, porque muitas também têm segurança para receber seus turistas, e não só a divulgação feita de “samba, suor, cerveja, futebol e mulher pelada”. Gostemos ou não esta é a imagem que gostamos e que passamos para fora, e como diz o ditado, “crie fama e deite na cama”. Eu gosto de carnaval e já desfilei numa escola de samba e foi incrível, mas a putaria que envolve tudo é que eu acho realmente um saco. Então vamos ao nosso “oba-oba” deste ano, que no geral, só muda um pouco nos “atores e nos figurinos, mas os palcos e os enredos pelo Brasil todo são quase sempre os mesmos”. Bom carnaval!!!

Mãe

images.jpeg Amor EternoNossa, como é especial este amor que damos e recebemos desta mulher “Mãe”.Uma vez eu ouvi que o amor de mãe é o mais próximo que podemos ter como referência neste nosso mundo ainda tão pequeno, do que seja o “Amor Divino”. Acredito!!! Quando pensamos em tudo que recebemos e trocamos durante toda nossa convivência com ELA, podemos realmente sentir que é um amor MUITO ESPECIAL. Sei que infelizmente não são todos os que têm a benção de ter uma relação de amor divino com suas mães e deve ser muito triste não poder vivenciar esta relação tão nobre, tão única e tão especial que é a de termos uma mãe maravilhosa na nossa vida. Eu agradeço à Deus, porque minha mãe é uma pessoa iluminada e isso dito até por pessoas que não são filhos, mas que só de terem convivido com ela, sentiram sua “luz”.  Sei que ela também tem os seus defeitos, como todos nós, mas suas qualidades são tão maiores que os defeitos, que os tornam realmente insignificantes.                                  Sua sensibilidade, sua educação, sua elegância de comportamento, seu lado lúdico e seu amor pela vida me ensinaram muito, além de todos os outros ensinamentos, como os valores morais, intelectuais e éticos. Eu tive tudo que poderia ter tido desta mulher que  recebi como mãe de presente da vida. Agora é minha hora de me doar à ela, retribuindo todo este amor iluminado que recebi, dando-lhe companheirismo, atenção, segurança, e todas as outras qualidades que envolvem o ato de amar. Dizer muito obrigada é muito pouco pelo tanto que recebi, porisso dou à ela muito amor, e sinto que ainda é muito pouco por tudo que ela fez por mim e por nossa família, mas nada como o aconchêgo de um abraço para que ela sinta que nada foi em vão. Você é linda minha mãe…te amo!!!

O TEMPO….

fotos blogO Tempo….ele corre como o vento e vai levando tudo com ele, tanto as coisas ruins, quanto Também as boas.        Para as coisas ruins, nada como ele, para fazer tudo ser amenizado em nossa alma, mas para as coisas boas, ele as leva, e ficamos apenas com as lembranças, e só com as lembranças.  Desde criança, refletir sobre “o tempo” sempre me fascinou e me intrigou ao mesmo tempo. Ele é TÃO forte, TÃO presente, TÃO intenso, TÃO rápido, TÃO misterioso e TÃO senhor de si, que realmente fica impossível querer entendê-lo. Podemos sim, vivenciá-lo e saber que com ele não tem conversa….ele chega, fica presente e passa….quem soube aproveitá-lo, ótimo, quem não soube, nada feito, pois ele NUNCA volta para trás. Ele só anda para frente e esta certeza é o que nos faz querer lutar, para ver o que poderemos trazer para vivenciarmos juntos, nós e ele. Temos que aprender a sermos amigos dele, porque nunca vamos vencê-lo, caso queiramos ir contra. Ele também é generoso, pois deixa cada um de nós estarmos com ele à nossa maneira e como quisermos, cada um “o usa” como acha que deve, agora lutar contra ele, não dá, será sempre uma luta desigual, ele sempre vencerá. Quando o temos como aliado, aí sim, sabemos o quanto ele nos ajuda a crescer, a amadurecer e a viver a vida com muito mais alegria, saboreando cada momento, mesmo o que pensávamos que não iríamos aguentar. Quando não estamos felizes, achamos que ele passa devagar, e quando estamos bem, achamos que ele voa. Nós sempre analisamos tudo dependendo dos nossos sentimentos em cada momento, quase nunca estamos contentes com o que recebemos. Que venha “O Tempo” então, e com ele toda a força que precisarmos para nosso crescimento como “Seres”, de um universo tão misterioso quanto o próprio “Tempo” e na nossa ignorância limitada ainda não conseguimos perceber TODA SUA grandeza e significado. Nós apenas o vemos passar, muitas vezes sem nem percebermos o que ele está nos trazendo para dar à toda nossa existência uma maior compreensão da nossa alma, da grandiosidade da vida e deste misterioso universo….

Nelson Mandela…

images.jpgNelsonVai aqui a minha homenagem a um HOMEM que soube fazer da sua passagem pela terra uma passagem de luz. Ficar 27 anos preso por uma causa e através da sua atitude e exemplo, conquistar grandes objetivos para toda uma nação, realmente não é para qualquer um. Muitas pessoas passam por esta vida com grandes missões, mas não são todas que conseguem realizar “seus mandatos” com tanta dignidade. Ele trouxe a liberdade e a felicidade para o seu povo, e é muito bonito ver na alegria da despedida dos Sul-Africanos, o reconhecimento por “este Pai” que soube cuidar dos seus filhos. como sempre, não se pode agradar a todos, ainda mais numa luta tão grande com tantos interesses, daí as críticas à ele, mas é assim mesmo. Nem Jesus, que veio ensinar o “amor pleno” conseguiu agradar totalmente, quanto mais um “simples mortal”…
Não são todos os Países que têm a bênção de ter um Político tão exemplar e tão responsável com o cargo e a missão que lhe foi dada. Parabéns Nelson Mandela, e que seus exemplos continuem servindo de belas inspirações para tantos que se espelharam, se espelham e continuarão se espelhando em você.                                                    Como acredito que a vida continua, não vou dizer…descanse em paz…, simplesmente porque acredito que continuamos trabalhando de onde quer que estejamos para a melhora do espírito, e você, com certeza com todo este caráter e experiência, ainda tem muito trabalho à fazer, inspirando tantos que necessitam. Desejaria MUITO que os Líderes das Nações seguissem seu exemplo nas atitudes em governar, e não só indo para seu funeral ou lhe prestando homenagens. O que os POVOS realmente necessitam, são LÍDERES como você, que de verdade luta pelo melhor do todo.                               Boa Viagem e muito obrigada por nos ensinar e mostrar que é possível comandar uma Nação com Respeito, Dignidade e muita Luta pela IGUALDADE ENTRE OS HOMENS!!!

Dever Cumprido…

images.jpg deverNossa,… como é bom este sentimento que nos faz sentir de bem com nosso ” lado responsável “. Mais um trabalho realizado!!!  Muitos encontros, alguns novos e alguns  antigos, uns foram bons e outros nem tanto! Este último filme realizado, foi feito com muitos sol, muita chuva, muita lama, muitas lágrimas, muitas risadas, muitas irritações, muitos questionamentos… mas todas estas emoções fazem parte do nosso crescimento profissional e pessoal, então o resultado final é sempre positivo. Mais uma página virada no livro da nossa vida. Vamos à próxima lição, com outros aprendizados na nossa caminhada, e assim continuarmos escrevendo as novas experiências da nossa estória.

Obrigada à todos que participaram deste capítulo “do meu livro”. Não importa se foi bom ou ruim, o que realmente importa no final de tudo, é o PROCESSO…, até a próxima !!!

Confusão de sentimentos…

images.jpgconfusao de sentimentosSentimentos….muitas vezes ficamos tão confusas com tantas emoções acontecendo ao mesmo tempo que não sabemos como agir. Jogamos tudo para o alto? Esperamos para ver se tudo clareia a nossa volta? São tantas perguntas, tantas respostas e não conseguimos chegar numa conclusão concreta. O tempo vai passando e muitas vezes vamos seguindo infelizes mas tentando nos convencer de que talvez seja melhor estar nesta situação do que não estar vivenciando nada. O racional nos pede que reconheçamos o que estamos vivendo no momento, mas o emocional não está feliz e vai nos criando uma confusão interna que é difícil de lidar. Questionamos nossos sonhos, nossos desejos, nossa ética, nossos princípios, e quando somos sinceras com nossas posições perante a vida e as pessoas, a maioria das vezes somos criticadas como pessoas impacientes, chatas, e por aí vai. Cada vez mais chego a conclusão de que o mundo atual está sempre com “os dedos prontos para clicarem” na próxima pessoa, na próxima situação e que “a página” mude.  Ninguém quer lidar com ninguém e todos queremos ter razão. Pessoas incompetentes querem “chegar lá” (aonde quer que seja este “LÁ”), sem se prepararem, sem estudarem, sem respeitarem quem já trilhou a caminhada, enfim, são os famosos “puxa-sacos” de sempre. Ah os puxa-sacos, estes me cansam DEMAIS… não tenho paciência para eles. Acredito que nada é por acaso e estamos em cada momento da vida por várias razões de aprendizado, crescimento, amadurecimento, então mesmo sem saber muito “os porquês”, continuamos tentando lidar e jogar de acordo com a “partida do momento”. Nem sempre ganhamos, mas jogar para o time é o que realmente importa no final. Muitos acham que só quem faz “os pontos” num jogo é quem faz um time vencer, mas esquecem de que por trás têm as pessoas que criam, as que dão os passes e as que montam as jogadas. Nem sempre são valorizadas…que pena!!!  Um dia todos aprenderemos que ninguém constrói nada sozinho, então enquanto isso, bola pra frente, porque o que a vida nos pede e ensina é que devemos estar prontos, pois “o importante é jogar”…

PELÉ….parabéns pela sua bela carreira!!!

Aqui eimages.jpg - Peléstou eu, no Rio de Janeiro para fazer mais um longa-metragem…” Pelé – Birth of the Legend “. O trabalho está puxado, mas sempre é muito bom conhecer pessoas novas. Descobrir, preparar, dirigir novos atores e conviver com pessoas tão diferentes é sempre um aprendizado pessoal e artístico. Aprendi muito sobre a caminhada deste menino e quanto ele batalhou para conquistar o que ele conquistou numa época em que o maior meio de comunicação era o rádio. É  realmente incrível !!!!  Nada vem por acaso mesmo. Temos que trabalhar muito para conseguirmos realizar nossos sonhos. O mundo foi se transformando, e o menino também. Se tornou um homem e conseguiu realizar seu sonho, mas foi bem mais além. Sem toda esta tecnologia de hoje, foi e é considerado “O Melhor Jogador de Futebol do Mundo”. Depois  foi considerado “O Atleta do Século”. Sabemos que além de tudo, deve ter lutado muito contra vários tipos de preconceitos, tanto sociais quanto raciais. Ele foi nosso primeiro representante num mundo em que o Brasil estava apenas no “bolo dos tupiniquins”, e como atleta e cidadão conseguiu muito para o nosso esporte e consequentemente e indiretamente para o nosso povo. Sei de muitas pessoas que desvalorizam quase tudo que ele fez, mas é assim mesmo, nunca agradamos a todos, não importa o que façamos. Devíamos saber separar as coisas. Defeitos com certeza todos nós temos, mas deixar “obras maiores” nesta vida nem sempre é a missão para cada um. Espero que um dia saibamos reconhecer o legado dos que “realizaram” algo antes de nós e para nós. Um dia chegaremos lá !!! Vamos torcer para que no jogo da vida, marquemos este nosso BELO GOL, o do respeito ao próximo !!!

São Paulo / Rio de Janeiro

fotos blogCá estou novamente na cidade do Rio de Janeiro. Gosto muito de vir pra cá. Tenho a sorte de sempre vir trabalhar aqui. Agora estou na preparação de mais um longa-metragem…..mas depois falarei deste filme. Moro em São Paulo e já fazia alguns meses que eu não saía de lá. Tenho uma amiga que me chama de “passarinha”, porque diz que eu vivo viajando. Tenho que concordar com ela. Além de eu viajar muito e gostar disto, a vida sempre me presenteia com trabalhos fora de casa. Acho que estas duas cidades, Rio e São Paulo, se completam, porisso gosto tanto desta troca. Hoje fui passear no calçadão em Ipanema….que energia boa….quanta gente passeando, curtindo a vida e feliz. Sinto falta desta energia em São Paulo, mas por outro lado, lá têm muitas coisas boas para compensar a falta deste belo visual da “cidade maravilhosa”. Espero que esta lei da “cidade limpa” funcione por aqui, porque realmente é muito lixo nas ruas. Não entendo porque não fazem coleta de lixo reciclável aqui no Rio e em tantas outras cidades no Brasil. Me dói o coração ver tanto lixo “limpo” jogado fora, sem um destino para ser reaproveitado….é uma pena. Mas aqui estou eu, pelo menos por uns dois meses. Estou no Arpoador….lindo demais!!!  O tempo passa rápido, então logo voltarei pra casa. Vou tentar aproveitar tudo que o Rio de Janeiro me dá e que não consigo ter em São Paulo, a começar por esta vista deslumbrante que Deus nos deixou por aqui, para que possamos sentir e lembrar que ELE realmente existe. A beleza do Por do Sol desta cidade é uma prova desta “Força Maior”. Foi aqui que eu vi pela primeira vez um Por do Sol receber aplausos. Indiscutivelmente, mais do que merecidos!!!

PAPA Francisco…

Papa FranciscoNão sou católica, mas é bom sentir um líder mundial a altura da responsabilidade do seu cargo. Realmente este PAPA tenta nos relembrar e principalmente exemplificar as muitas lições deixadas por Jesus. A principal delas,”O AMOR”.
Não sou católica, mas admirei suas pregações, que mais parecem palestras, sem aquela carga gritada que certos religiosos e políticos, adoram fazer, como se nós, ouvintes, fôssemos surdos. Seu tom calmo e seguro quando fala, foi trazendo à cada dia mais fiéis para ouví-lo na praia de Copacabana. Eram pessoas, católicas ou não, mas que foram sentindo na sinceridade dos seus atos, (desde que assumiu seu posto), um aconchego tão forte, que era a doação do AMOR.
Numa época como esta nossa, com líderes tão preocupados com dinheiro e poder, foi muito bom ouvir e sentir um pessoa tão coerente em suas palavras e atos. Um homem, inteligente, preparado e ao que tudo indica, dedicado a realmente transformar o mundo da igreja, num mundo melhor. Exemplos bons ele está dando bastante, e tendo consciência da sua responsabilidade, pede tantas vezes que oremos por ele. Sabemos o “poder” da igreja desde que o mundo é mundo e ele sabe que transformar para melhor esta poderosa instituição não será nada fácil. Que possamos todos relembrar os ensinamentos que DEUS nos mandou, através das Suas lições de AMOR, enviadas a tantos anos através do Seu evangelho ensinado e exemplificado pelo Mestre Jesus. Hoje, para muitos, é quase “antigo” falar de caridade, doação, compreensão, enfim, agir de acordo com todos os sentimentos que são derivados do maior deles, que é o amor, no sentido pleno da palavra. Ainda estamos muito longe de entender e praticar o seu real significado, mas que nunca desistamos de tentar….