top of page

2 Filhos de Francisco

2004

Atriz e Preparação de atores

Dir.: Breno Silveira

Prod.: Conspiração Filmes.

Parti para Goiânia sem saber o que viria. Construímos cada cena numa sala vazia, meu jeito favorito de trabalhar, usando improviso e imaginação para despertar criatividade e emoção verdadeira.

minha trajetória com o filme

Quando o Breno Silveira me convidou para fazer esse filme, pensei que não iria fazê-lo por várias razões. O Breno então me pediu para ajudá-lo na seleção do elenco, e parti para Goiânia, onde fiz essa primeira etapa de seleção e ensaios. Que bom ele ter insistido, pois tive o prazer de conhecer aquelas crianças tão talentosas e espontâneas e como também de fazer parte dessa história tão emocionante.

Trabalhamos muito, mas valeu cada segundo. Construímos cada pedacinho do filme numa sala vazia. Gosto de trabalhar assim para estimular a criatividade, tão prejudicada hoje em dia, por tudo chegar pronto e sem esforço, nas nas telas dos celulares. Trabalho com improvisos e exercícios de imaginação que, além de estimular a criatividade, levam cada um a conhecer suas próprias emoções, dificuldades e a confiar em si mesmos. A cena dos irmãos tocando na estação rodoviária, com o Emival puxando a caixinha para o público colocar a gorjeta, nasceu na sala de ensaio a partir de uma caixinha de apagador.

Filmamos no sítio onde a família morou na época. A produção conseguiu esse feito com o atual dono, que permitiu que o lugar fosse reconstituído como era naquela época da família Camargo. Ficamos sediados em Pirenópolis, cidade que todos deveriam conhecer: rodeada de cachoeiras, com uma energia leve e alegre.

A equipe era tão entrosada que, no final, a despedida foi difícil de verdade. O sucesso do filme foi o reflexo de todo o amor colocado pelo Breno e por cada pessoa da equipe e do elenco. Só poderia ter dado certo. Parabéns a todos que fizeram parte dessa história.

 

Obrigada por ter insistido na minha presença, querido Breno.

bottom of page